O que vou ser ? - Arquitetura

08 maio 2016

 Hey hey pituchas :D

Que saudades que eu estava de vocês, meu carregador do not estragou e pelo celular fazer post é horrível. Mas cá estou com quadro novo, isso mesmo  mais um quadro aqui no blog e esse eu tenho certeza que muitos vão amar. 

 Chega uma fase da nossa vida que temos aquela duvida "E agora o que vou ser? qual faculdade ou curso vou escolher? o que quero mesmo fazer?". Muitos ainda nem sabem o que querem, e outros estou meio indecisos; Sei como é pois estou assim também, mas o quadro novo promete ajudar. 

A cada post vamos falar sobre uma profissão, contar um pouco mais, dar informações, e até opiniões de pessoas em diferentes etapas: estudando  e já trabalhando na área. 

Foi um pouco difícil escolher qual profissão falaria primeiro, mas decidi para estreia falar sobre ARQUITETURA. Gente o post ficou muito legal, e tem participação de uma blogueira super diva e até a arquiteta que planejou a casa da taci; Isso mesmo. se eu fosse você continuava lendo. 





AFINAL O QUE  FAZ O ARQUITETO?

Sabe quando você vai fazer uma reforma ou uma construção, é ele quem você vai procurar. O arquiteto faz espaços internos e externos. É responsável por criar a planta e dizer os materiais que serão utilizados; Ao lado do engenheiro acompanha o processo da obra. Além disso desenha objetos.



A FACULDADE

Para ser arquiteto é necessário fazer faculdade de arquitetura e urbanismo. Mas como é essa faculdade? 
 A faculdade mescla ciências humanas e exatas. Para os que odeiam teoria, o primeiro semestre é horrível pois é bem teórico, mas relaxa a partir do segundo semestre começa a ter mais uma grande carga horaria de aulas praticas. Tem a duração em media de 5 anos, ou seja 10 períodos. 
  
MAS QUERO FAZER APENAS TAL COISA O QUE FAÇO? 

Nesse caso vem a tal chamada ESPECIALIZAÇÃO também chamada de PÓS-GRADUAÇÃO e nessa hora que você vai decidir em que área você ira trabalhar. Abaixo tem algumas das quais você pode escolher. 

Arquitetura de interiores - Projeta o espaço interno.
Arquitetura industrial - Planeja projeto para as industrias. 
Arquitetura verde-  Faz projetos que respeitam o meio ambiente, e envolvendo a natureza.
Paisagismo e ambiente- Faz ambientes abertos, tais como jardins, parques e praças
Restauro de edifícios - Restaura casas ou prédios, sempre buscando manter as características originais 
Urbanismo- Planeja cidades, bairros e etc. Existe cursos apenas para urbanismo, não sei muito a respeito mas com certeza o google sabe.

MERCADO DE TRABALHO 

É super importante estar por dentro do mercado de trabalho, principalmente da profissão que você quer escolher. Sempre estar pesquisando pois muda demais conforme o tempo. Eu dei umas pequenas pesquisadas e descobri isso: 
  Empresas do setor publico e responsáveis por obras são na maioria das vezes os empregadores dos arquitetos; Lá no sul e sudeste tem as maiores oportunidades, por isso muitas vezes buscam profissionais que podem estar viajando. 

SALARIO

É importante saber o salario? Sim. Mas não devemos nos levar por ele, antes de tudo é importante fazer o que nos faz bem, o que gostamos. 
 Achei essa "tabela" que da vamos dizer uma base, achei em um site o qual não lembro o nome. 

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

OPINIÕES 

 Nada melhor que saber opinião antes de escolher algo, o quadro sempre vai ter 2 pessoas que já vivem na pele a profissão, sendo que um ainda está estudando e outro já esta trabalhando. 
 Para o post de hoje temos duas convidadas lindas e super especiais, as duas deram uma mini entrevista falando um pouco do que acham sobre a arquitetura. 

ESTUDANTE MARCELLE ALVARENGA

Estudante de arquitetura e urbanismo no centro universitário metodista Izabela Hendrix, fazendo o terceiro período. Pretende se especializar em arquitetura residencial e design de interiores.

1. Porque escolheu arquitetura?

 Marcelle -  Escolhi arquitetura porque desde pequena a profissão me chamou a atenção, pela beleza das edificações e dos detalhes e porque achava incrível o fato de que eu poderia fazer um curso no qual eu pudesse fazer essas edificações, e pensar: “nossa, eu que projetei essa edificação incrível?!” Desde pequena já sabia que seria arquitetura, então não tive dificuldade para escolher qual curso faria na faculdade, foi um amor que veio desde nova.

2. Para você qual a pior matéria? 
 Marcelle- Matérias de Calculo e  Resistência dos matérias. 

3. Qual a melhor coisa na faculdade de arquitetura na sua opinião?
 MarcelleAprender ver as coisas de uma outra forma, você passa a ver as coisas alem do que você pensava. E as aulas de historia, e desenhos são incríveis 

4. Você acha que arquitetura tem algum requisito para cursar? 
MarcelleTer certeza que é o que você quer, porque se for mesmo o curso que quer fazer vai conseguir se sair bem, o curso de arquitetura precisa que se tenha paixão por ele

5. Você acha que arquitetura é um curso muito concorrido? Acha que é um curso dificil de se entrar?
Marcelle- Muito concorrido sim. Agora se é difícil, depende da faculdade, a minha faculdade não é difícil de entrar e é particular, a UFMG é uma faculdade difícil de entrar e é público. Mas tanto na particular quanto na pública, a concorrência é grande sim 

6. Para finalizar dê um recado para alguém que esteja pensando em arquitetura, que não tenha certeza, um recado de estudante mesmo.
Marcelle- Se você tem certeza, então pode ir sem medo, o curso é lindo e supera expectativas, agora se estiver em duvida, dê uma chance, porque arquitetura é um curso apaixonante e vai fazer com que a duvida vire certeza

REDES SOCIAIS - BLOG - Tudo em dobro
INSTAGRAM- @cecelalvarenga


ARQUITETA VANESSA SANTANA

Vanessa é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo. Já cursou Design de Interiores pela ETEC Getúlio Vargas; Ela já trabalha na área e foi responsável pela obra da casa da blogueira Taciele Alcolea ( foi por lá que conheci o trabalho maravilhoso dela)

1. Qual a maior dificuldade na profissão?
Vanessa- A maior dificuldade na profissão é o fato de muitas pessoas não entenderem a fundo como funciona o trabalho de um Arquiteto. Muitos consideram a contratação deste profissional cara, porém, não levam em conta que com planejamento e orientações de um especialista é possível economizar muito na obra / reforma.

2. Como você escolheu Arquitetura? Qual foi o motivo?
Vanessa- Sempre gostei muito da área, escolhi a profissão ainda criança. Eu me divertia montando casas para as minhas bonecas e acompanhando os meus pais em lojas de materiais de construção quando tinha reformas em casa.

3. Você acha uma profissão difícil?
Vanessa- Assim como em qualquer outra profissão, tem momentos bons e ruins. É fundamental muita dedicação e perseverança que com certeza os momentos bons prevalecerão.

4. Você acha que Arquitetura tem algum requisito?
Vanessa- Sim, a paixão pela profissão. É fundamental.

5. Tem algum lado ruim?
Vanessa- Sim, esperar a obra / reforma ser concluída. Espero sempre com bastante ansiedade a finalização dos serviços, é  muito gratificante ver tudo pronto.

6. Qual a melhor coisa, aquilo que você adora e que te dá mais vontade de fazer ainda?
Vanessa- A  melhor coisa é ter o meu trabalho reconhecido.  Saber que de certa forma eu colaboro para a realização de alguns dos sonhos dos meus clientes, é realizador.

REDES SOCIAIS-  SITE -  www.vanessasantanna.com
                                  INSTAGRAM- 
                                  EMAIL- contato@vanessasantanna.com
                                  PAGE- https://www.facebook.com/vanessasantannaarquiteturaeinteriores/


Então meus amores esse foi o post, foi grandão mas foi feito com muito amor e carinho, antes de tudo agradeço as nossas convidadas, a Marcelle e a vanessa por ter aceitado o convite, ter respondido e conversado com muita atenção, as duas são super especiais. 
  Não se esqueçam de seguir o blog e comentar sua opinião. 

beijinho e....















5 comentários:

  1. Adorei participar e responder as perguntas e o post ficou bem completo. Arquitetura é uma profissão maravilhosa e apaixonante. <3

    ResponderExcluir
  2. Amo minha profissão, parabéns pelo post <3


    www.jacifrazzatoblog.com

    ResponderExcluir
  3. Amei participar! Super obrigada pelo convite! :)

    ResponderExcluir
  4. Quando falar de Gastronomia promete que vai me chamar ? Amei o post consegui enxergar arquitetura com outros olhares... Parabéns profissionais da área, Parabéns Vanessa e Marcelle.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um sonho de ser decoradora, mas acho que vou ter que fzr arquitetura primeiro, hahha <3 amei o post, amei seu layout, sucesso. francesasarcastica.blospot.com

    ResponderExcluir