Tirando da Estante - Se eu ficar

16 janeiro 2017

 Hey hey

Hoje teremos mais um Tirando da Estante, o nosso quadro de resenhas literárias que eu adorei fazer com o livro Oposição - Clique AQUI para ver - e me animei ainda mais para fazer próximos e próximos.

Para a resenha de hoje escolhi o livro Se eu ficar da autora Gayle Forman, que eu fiquei super curiosa para conhecer a história e logo que comecei a ler pensei "Eu preciso compartilhar esse livro lá no blog" e cá estou eu aqui com o segundo post do quadro, e o primeira resenha do 2017, merece palmas *CLAP

Dessa vez eu resenhei o livro, comparei com o filme e ainda consegui colocar outras opiniões, ou seja vocês vão poder ver uma segunda, terceira, quarta, quinta opinião...  Posso adiantar que o livro tem uma história um tanto triste, mas as opiniões ficaram divididas, e eu recomendo que você tire suas próprias conclusões mas antes continue a ler para conferir a resenha.






SE EU FICAR

Autora: Gayle Forman
Editora: Novo conceito
Gênero :
Livro continuação - Para onde ela foi
Capítulos- 17 + 2 entrevistas
Páginas - 224

Preço - 19,00 à 30,00
Ler online gratuito - clique AQUI
Filme disponível - Netflix
Assistir o filme online gratuito - clique AQUI
Página da Autora - Clique AQUI



Resumo

Mia é uma menina de 17 anos, apaixonada por violoncelo e música clássica em uma família de roqueiro - um peixe fora d'agua - tudo parecia bom, um dia sem aulas,  um dia com família, uma vida boa, um namorado... Até que um dia sua vida muda completamente; Mia sofre um acidente e entra em coma.
 E nessa loucura toda Mia tem a experiência de ficar fora de seu corpo e acompanhar tudo o que está acontecendo; e lembrando de todos os momentos e sabendo de tudo ela vai ter que fazer a maior escolha da sua vida: resistir e ficar, ou desistir e partir.



Capa

Eu adoro a capa do livro - vejam acima - são fotos do filme e apesar de não ser a capa oficial é a mais conhecida. Porém o livro tem outras diversas capas em diferentes países, mas a história continua a mesma.



Diagramação

Eu li online e diferente do outro livro resenhado o Oposição eu não li em pdf mas sim em um blog ou seja não tive acesso à isso, mas hoje em dia não passamos aperto não, fui até o tio google e enfim descobri como são as páginas, e fiquei apaixonada.
 Os detalhes com as notas musicais lembram muito a mia que toca violoncelo, amei, ficou perfeito


Créditos das imagens : Literalizando sonhos, Little book own e It geek girls

Primeiras impressões

Ao saber do livro, lendo a sipnose tive a impressão de ser aquelas histórias com muita emoção e inspiradora, que nós trás sempre uma lição de vida e acabamos de ler ou ver (no caso de filme ) com rímel borrado, a cara inchada pois caíram aquelas lagrimas básicas.

Personagens

Os personagens foram Ok para mim, como vai passando coisas do passado conseguimos conhecer um pouquinho da personalidade de cada um principalmente da família de Mia. Não tem muito oque constar.

Tamanho

É um livro pequeno, a história se passa em 24 horas, e são 17 capítulos curtos. Terminei em 2 dias parando várias vezes.


Créditos da imagem : plano critico

A história

A história é bem clichê, aquela menina que não se sente bem com a família está em um relacionamento e blá blá blá, mas acredito que o fato de estar em coma e ter flashbacks salvou um pouco isso e suavizou a clichêzação (existe essa palavra? ) da história.

Acho que não aconteceu aquele crescimento de a atenção ir crescendo a cada página e nos envolvendo cada vez mais na história criando aquela típica situação de ficar "presa" dentro do livro. Teve momentos que até aumentava a atenção mas ai parava, foi um alto e baixo.

 Leram as primeiras impressões? Então eu me iludi um pouco pois não foi bem como imaginei. A história é bonita e nos traz o sentimento por ler as lembranças sabendo o estado que ela está e as coisas que aconteceram, eu emotiva como sempre  me lembrei de certas coisas pessoais e chegou a dar vontade de chorar, mas como disse altos e baixos, quando atingia o momento parava e caia novamente.



Mesmo com essa ilusão e clichêzação, tem uma história, o livro todo é narrado pela mia, ou seja, ela  contando a história. Em todos os capítulos tem uma parte que é na atualidade o que está acontecendo no momento; e na outra são flashbacks onde a mia conta coisa que já aconteceram e foram importante para ela.

O final em conjunto com tudo que acontece no livro me despertou vontade de ler o próximo Para onde ela foi, que conta o que acontece depois de tudo. Estou começando a ler, e em breve trago resenhado aqui para vocês.

Conclusão

O livro não é um dos melhores e mais incríveis mas também não é ruim, eu particularmente gostei do livro, foi uma leitura rápida, gostosa e com emoção mesmo não sendo fortes, mas teve.
 Eu senti vontade de continuar o livro e terminar, então acredito que o interesse seja um dos pontos principais .
 Passa uma mensagem, vê que e um dia você está bem e no outro pode mudar completamente. Hoje você está aqui amanhã já pode estar em um hospital, numa cama, ou então não está; E temos que aproveitar cada momento e agradecer pois tudo é valido.

 Se eu leria de novo? Sim, e recomendo que todos leiam, tirem suas conclusões, você pode até não gostar mas acho que se arrepender não vai.




Se eu ficar é um dos casos onde o filme em alguns pontos são melhor que o livro, é raro eu sei, mas sim o filme ganha em algumas coisas.

No filme acontece muita coisa parecida do livro, o inicio é igual, o acidente muda algumas coisas e no hospital também, as coisas como ocorrem no hospital foi um pouco modificado mas nada que fosse UOU que diferente, apenas adiaram uns acontecimentos.
 Claro que teve muita coisa que não apareceu pois não tem como colocar tudo em um filme, o espaço é curto.




 Para esclarecer um pouco melhor eu coloquei alguns pontos positivos e negativos

Pontos positivos

Apostou e mostrou bem mais o casal Mia e  Adam

Eu senti mais emoção no filme, talvez por estar vendo a atuação.

Foi fiel à muitas partes, e as que mudou não foram nenhum absurdo e nem ficaram desfocados

Acho que pelo fato de ser filme o flashback ficou melhor de compreender e um pouco mais bem feito.

Pontos negativos

Muitas partes que foram tiradas eram as mais divertidas, e eu acho que ficariam muito boa no filme e senti falta.

Faltou mostrar um pouco mais do amor da vó de mia, as crenças dela;

Conclusão

O filme é muito bom, entre o livro e o filme eu gostei dos dois mas o filme me prendeu mais, pela primeira vez na vida. Ele tem muita coisa igual, foi fiel, bem feito.
 Gostei dos dois, mas acho que eu voltaria a ver o filme mais fácil do que ler o livro




Já li, gostei bastante, mas esperava mais do final

A história é fraquinha e curtinha, quando o livro começa a ficar interessante acaba

É um livro bom porém me prendeu mesmo pelos detalhes específicos da autora como no acidente. Ela especificou tanto o ocorrido que ficou até um pouco pesado e eu não esquecerei das informações jamais kkkkk

Comecei a ler, mas não dei conta de terminar, achei bobinho!!! Muito água com açúcar...

O excesso de clichês, misturado àquela sensação de já termos visto boa parte daquelas cenas em outras produções

Livro bem morno. Por incrível que pareça, o filme é melhor

Li e gostei da história, mas teve algo na leitura q não me fez gostar tanto e que me fez gostar mais do filme do que o próprio livro

Num dos raríssimos casos em que o filme é menos ruim! Livro comercial, só pra vender mesmo! (Modinha)!

Eu li e odiei...

Lindo!! Comprei o livro em uma feira por dois reais e não dei nada por ele, simplesmente adorei.

        ❤  - ❤  - ❤  - ❤  - ❤ - ❤  - ❤ 

Então meus lindões, o que acharam? Eu espero que cês tenham curtido pois eu fiz com muito amor e carinho.
 Cês gostam de resenhas? Deixem sugestões de livros pois quero trazer mais para o blog.

Beijinhos e ...

17 comentários:

  1. Esse livro está na minha lista de melhores livros lidos! O filme também me surpreendeu muito! Adaptações geralmente não são tão boas! Adorei seu jeito de escrever e lidar com o leitor! Parabéns pelo blog, post e trabalho!


    http://blogbruuhmorais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, mas essa sua resenha me deixou louca para ver o livro e o filme. Amo esse tipo de história, já vou até anotar para não esquecer de ler e assistir o filme!!! Beijos sucesso

    ResponderExcluir
  3. Continue com esse quadro!! Resenhar livros é MUUUITO bom, não é? Adorei a escolha de Se eu ficar... Concordo plenamente com as suas opiniões sobre livro E filme! Também virou um dos meus queridinhos ❤

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa coluna do blog! Que ideia boa! Gostei muito da sua resenha, fiquei curiosa com este livro quando o filme saiu, no final nem li, nem assisti ao filme, mas fiquei mais interessada depois dos seus comentários e opiniões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Parabéns pela resenha, bem completa como poucas que já vi. Achei o livro bem interessante e fiquei curiosa para ler *-*

    Beijos,
    www.blogbelacombatom.com

    ResponderExcluir
  6. nossa adorei a resenha deu muita vontade de ler o livro e assistir o filme , gosto de filmes assim, aonde há diferenças na família , toda família é assim cada um tem seu talento tem sua personalidade e um caminho diferente a seguir.

    ResponderExcluir
  7. Aaah sou suspeita de falar, adoro esses estilos de livros infanto-juvenis, mas é bem verdade mesmo que as vezes essas historias acaba ficando um pouco previsíveis. Mas o importante é seguir conhecendo novos autores e inspirações!

    ResponderExcluir
  8. Juro que imaginei outra coisa todas as vezes que ouvia sobre esse livro. Mas agora lendo sua rrsenha até me deu vontade de ler ou ver o filme. Embora esteja certa de que a história é clichê, me despertou a atenção o fato dela presenciar seu coma e a reação de cada um. Parabens pela resenha, se eu gostar do livro/filme depois te conto ;)

    ResponderExcluir
  9. O livro eu não li, vi apenas o filme. Achei engraçado você falar que o filme é melhor que o livro, porque geralmente é o contrário né? Mas não duvido não, a história é fraquinha mesma. Eu só vi o filme porque tinham me falado que a personagem principal tocava violoncelo e eu toco violoncelo e fiquei bem curiosa por causa disso, mas foi só hahaha

    ResponderExcluir
  10. Olá Lah, comprei esse livro recentemente, mas ja tinha assistido o filme e olha gostei bastante ja que sou uma manteiga derretida para esse tipo de filme e livro. adorei a atuação da Chloe no filme, quero ler o livro no tardar o mês que vem.
    Continue resenhando!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Gostei bastante da sua ideia de comparar livro e filme, nunca vi posts assim. Não li o livro de if I stay por preguiça kkkk vi muita gente falando que é ruim e desisti. Vou ver se dou uma segunda chance.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lah! Adorei sua resenha e, principalmente, por ter comparado e livro e o filme. Achei incrivel essa ideia, pois sempre vemos pessoas comentando "ah, o livro sempre foi melhor". Ainda não li este livro e nem assisti o filme, mas esta na minha lista e com certeza verei. Beijos <3

    ResponderExcluir
  13. Não li o livro e também não assisti o filme, acredita? Eu estou evitando filmes e livros tristes kkk Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro e achei que ele tivesse uma história mais legal, mas pela sua resenha parece ser bem paradão mesmo kk
    Beijoos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir
  14. Que coluna legal, achei bem interessante a comparação do filme com o livro, uma ótima jogada. Vou ler, parece fazer meu estilo de leitura e ter uma valor bem acessível, vou ver o filme também para comparar. Beijos Mari

    ResponderExcluir
  15. Parece ser bem legal, parabéns pelo talento de escrever uma resenha tão perfeita.

    ResponderExcluir
  16. Não li o livro mas amei o filme!! Demaissss! Tenho certeza que o livro é ainda mais maravilhoso
    www.raaymilhomem.com

    ResponderExcluir
  17. Esse é um dos poucos que eu prefiro o filme do que o livro, sério. Achei que o filme conseguiu manter um pouco mais o ritmo, pois praticamente tudo é flashback. Eu adorei a resenha e como destacou alguns pontos, de verdade! <3

    Estou aqui também, porque vi que é seu aniversário e queria te dar os PARABÉNS, te desejar muito sucesso, amor, muitos livros e muitos sonhos realizados! Super beijo! :*

    ResponderExcluir