Dicas e Métodos de estudos

28 março 2016

Hey hey pituchas

Hoje o assunto é escolar. Assim como vocês eu tenho provas na escola, eu tenho que estudar, e sei que ler e reler e reler, estudar e estudar é chato. E muitas vezes acabamos até nos distraindo ou se atrapalhando resultando naquela nota vermelha que queremos distancia.

Eu tenho vários métodos para estudar, para me ajudar a entender, para aprender, para gravar a matéria para a prova e vim compartilhar alguns com vocês para quem sabe da aquela forcinha na semana de provas.



Para descobrir como eu estudo é só continuar lendo 





Antes quero lembrar que nem tudo que funciona comigo pode funcionar com você, eu consigo aprender assim talvez lhe ajude ou não, mas claro você pode ir adaptando do seu jeito. 

DICAS BÁSICAS
1- FAÇA TRABALHOS OU ESTUDE PARA AS PROVAS COM ANTECEDÊNCIA

Não faça amanhã aquilo que pode se fazer hoje, fazer com antecedência é a dica principal, a top das tops. Se você tem um trabalho para o final do mês e ainda estamos no começo pegue um dia que esteja livre ( estar livre de dever, whatsapp não é dever kkk ) e comece a fazer e se puder entregue logo, vocês não vai correr o risco de esquecer de levar ou de não dar tempo. 
 O mesmo serve para as provas, tem uma prova daqui a 2 semanas, estuda um pouquinho a cada dia, acredite em mim vai ser bem mais fácil do que decorar em 2 dias. 

2- ANOTE PROVAS, TRABALHOS, DEVERES ...


Pegue uma folha, um caderno, post-its, celular e anote tudo oq você tem que fazer. 

Ex: prova de geo - dia --/-- 
       Trabalho de his dia --/-- 
       Dever de mat dia --/-- 

Mas coloque em um lugar visível como geladeira, na parte da frente do celular, mural do quarto, ou crie o habito de pegar sempre onde vc escreveu para dar um check up. Isso vai fazer você lembrar e fazer com que não aconteça aquela cena tipica de o professor chegar e disser "fizeram o trabalho?" "preparados para a prova?" "Tragam os deveres" e você ficar " Tinha dever?" "ihh esqueci!" "era para hoje?" 

3- ARRUME UM HORÁRIO PARA ESTUDAR

Separe no minimo 1 hora para estudar, mesmo não tendo dever estude, leia, e faça as coisas que falei acima.

4- CONHEÇA A PROVA DOS SEUS PROFESSORES

"Como assim conhecer a prova se cada prova é diferente? " Se você perceber bem cada professor tem um jeito de fazer sua prova. O meu de geografia sempre da prova com questões de assinalar, de dar exemplos e de definir a matéria; então eu sei que eu tenho que focar e estudar na base disso, mais ou menos oque sempre cai nas de assinalar... 
Deu para entender?

MÉTODOS

1- COPIAR DO SEU JEITO

 Essa dica é especial para matemática, física, ou algo assim que tem os cálculos. As vezes o professor passa a matéria no quadro explicando, você escreve mas não fica tão claro para você, isso acontecia direto comigo e resolvi usar esse método e me ajudou muito. 
  Escreva em um papel de uma forma mais clara, com mais detalhes, explicando passo a passo e de uma forma que você consiga entender; No meu caso eu pedi a autorização do professor para escrever o que ele passava em uma folha e passar para o caderno usando esse método, mas você pode usar um caderno para escrever as explicação dessa maneira. 

2- VIDEOS AULAS 

Não entender a matéria hoje em dia não é mais desculpa, no youtube tem milhões de videos aulas e muitos explicam super bem. Vai assistindo, procurando que aposto que vai achar um que você consiga compreender. Eu já aprendi muitas coisas pelo youtube. 

3- MÚSICAS

Para quem gosta de música assim como eu, e de paródias assim como eu, essa método é perfeito e super fácil. Geralmente ficamos meio que impressionados pois conseguimos gravar as letras das músicas mas a matéria que é bom NADA! Esse método junta o útil com o agradável
 Você escolhe uma música ( o ideal é que seja uma musica que a batida cole na sua cabeça ) e vai adaptando a matéria na letra da música. 

Ex: Musica bang

Vem vem aprender 
os substantivos
tem os próprios 
e os coletivos 
tem simples, tem composto
[...]

E ao invés de decorar o livro ou caderno você só precisa decorar a música e cantar em sua mente na hora da prova e arrasar nas respostas. Eu estou usando esse método para uma prova que vou ter essa semana e já usei uma outra vez e funciona. 

4- RESUMOS 

Fazer resumos é sempre bom pois pegamos as partes mais importantes e que achamos necessárias e estudarmos a partir dali, eu uso direto e foi esse método que usei para estudar para a prova de recuperação ano passado e consegui absorver bastante coisas. 

5- PERGUNTINHAS

Assim como o resumo, você ira pegar as partes importantes mas ao invés de colocar como texto vai colocar como perguntas. Você pode responder com ajuda do livro e estudar as próprias perguntas e respostas; ou pode estudar por outro método e responder sozinha  apenas para ver o que conseguiu aprender. 

Ex: Aonde aconteceu a primeira revolução industrial? 
R: Na Inglaterra

Como podemos definir a primeira Revolução Industrial? 
R: podemos definir como um processo de mudanças ...


Então meus amores essas foram algumas dicas e alguns métodos que eu uso e me ajudam a estudar. Eu espero que se vocês usarem algum desses funcione :D 
 Não se esqueça de deixar o seu comentário aqui em baixo contando o que achou. Se gostarem posso trazer mais dicas e métodos.


Beijinhos e ...



 






7 comentários:

  1. Ameei as dicas,Vou fazer prova essa semana.
    Tomara que funcione🙌🏻
    Bjss
    sorrysmyle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. AMEI LAH 😍😍😍 Quero focar bastante esse ano, pra o ano que vem entrar no ensino médio ARRAZANDO (😂😂😂) Muito boas as dicas, Muito boom!! 🙈👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. que organizada *-* Na facul eu viro noites fazendo listas de exercícios, mas na época do colégio eu só sabia as datas e olhe lá hahha
    adorei o blog e tô te seguindo flor ;) da uma olhada no meu blog quando puder http://blockbustercult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca consigo separar um horário fixo pra estudar. Sem contar que eu sempre deixava as coisas pra cima da hora. Por exemplo, se no dia seguinte houvesse prova e a prova de tal professor fosse na terceira aula eu já passava as duas primeiras estudando. Socorro, Senhor, até hoje eu sou assim. Ótimas dicas, mas sei por causa da minha instabilidade que nunca irei conseguir seguir uma rs


    milenahouse.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho problemas em estudar sozinha,mas de resto ta tudo bem :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei as suas dicas e seu blog!
    Tenho um post bem parecido no meu blog, vem ver!
    Ja estou te seguindo aqui, gostei do teu blog! :)
    Grande beijo
    Www.liulustosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei as suas dicas e seu blog!
    Tenho um post bem parecido no meu blog, vem ver!
    Ja estou te seguindo aqui, gostei do teu blog! :)
    Grande beijo
    Www.liulustosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir